NOTÍCIAS E AÇÕES SOCIAIS

Você tem miopia? Entenda como as lentes corrigem esse problema

A miopia é um distúrbio visual que se caracteriza por um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina. Isso compromete a visão de objetos distantes, que ficam embaçados.

Por ser uma condição que altera a anatomia do olho, as lentes para corrigir miopia precisam ser específicas para o formato do olho míope. Por isso, óculos para miopia são feitos com lentes divergentes, também conhecidas como lentes côncavas.

O olho de uma pessoa míope

A miopia é um desvio de visão que se relaciona com um aumento do tamanho do olho, e causa dificuldade de enxergar de longe com clareza. Isso acontece porque o globo ocular de uma pessoa míope é mais alongado do que o normal, ou seja, a imagem projetada pelas lentes oculares, como a córnea e o cristalino, forma-se a antes da retina, facilitando a visão a curtas distâncias, porém dificultando a visão de longe.

Causas

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a miopia era causada somente por fatores genéticos, aparecendo entre a infância e adolescência. Isso realmente acontece, pois crianças cujos pais são míopes têm maior chance de desenvolver o desvio. 

No entanto, a mudança de hábitos diários se relaciona com o aumento do número de casos de miopia no mundo, principalmente em razão do uso prolongado de computadores, smartphones e tablets, que começam em idades cada vez mais precoces.

Uma das causas que pode se relacionar com o aparecimento da miopia é a diminuição da produção de dopamina, um hormônio natural que ajuda a controlar o tamanho do olho. A melatonina, o hormônio do sono, também é importante para manter o tamanho do olho. Desta forma, uma alteração do ciclo do sono também pode estar relacionada com o aparecimento do distúrbio. 

Principais sintomas

Existem alguns sintomas que ajudam a identificar a miopia, e o principal deles é a dificuldade em enxergar objetos distantes, mas os pacientes também podem sentir dores de cabeça, fadiga ocular (visão cansada), lacrimejamento, necessidade de forçar a visão ou apertar os olhos, dificuldade para assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros. 

Geralmente, a miopia é notada pela primeira vez durante a infância, no período escolar. Muitas vezes, as crianças não conseguem ver nitidamente as informações anotadas no quadro. Uma criança míope pode precisar se sentar na frente da sala de aula, assim como mais perto da televisão ou no cinema e manter objetos como livros ou o smartphone muito próximos dos olhos. Isso é um sinal de que é preciso levá-la ao oftalmologista para uma avaliação profissional.

Categorias