NOTÍCIAS E AÇÕES SOCIAIS

Quais os sintomas comuns da conjuntivite?

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. A sua principal função é proteger o olho das agressões externas do meio ambiente, provocando uma reação defensiva inflamatória.

E em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Quais são as causas?

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas, poluentes ou substâncias irritantes, como poluição e cloro de piscinas, e também por vírus e bactérias. 

Ela também pode ser causada por agentes químicos e físicos de ordem diversa, como por exemplo, corpos estranhos, calor intenso, gases irritantes, raios ultravioleta, produtos cáusticos, entre outros.

Alguns problemas de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros, se não forem tratados de forma adequada,  podem desencadear um esforço excessivo do aparelho ocular e assim, provocando a inflamação da conjuntiva.

Sintomas comuns da conjuntivite

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção;
  • Coceira.

O principal e mais comum sintoma, que já se manifesta no início da infecção é a vermelhidão na parte branca do olho, causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da conjuntiva.

Existe tratamento para conjuntivite?

A resposta é sim! 

O tratamento varia de acordo com o causador responsável pela infecção, seja vírus, bactérias, fungos ou outros. 

Em alguns casos, costumam evoluir favoravelmente e desaparecem ao fim de alguns dias sem tratamento. Já em outros casos, o tratamento é efetuado aplicando colírios de corticóides, lágrimas artificiais ou colírios antibióticos que devem ser prescritos pelo oftalmologista. 

É importante lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Ah, e uma dica extra: não se automedique, hein!?

Recomendações práticas para prevenir e evitar a conjuntivite

  • Lave com freqüência o rosto e as mãos;
  • Não coce os olhos;
  • Aumente a frequência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
  • Não compartilhe esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza;
  • Evitar abraços, beijos e cumprimentos com as mãos com pessoas infectadas.

Cuide da saúde dos seus olhos!

A conjuntivite é contagiosa e o seu contágio pode ser provocado por contato direto ou através de outro tipo de objeto contaminado, como toalhas ou lenços.

Em muitos casos, é o próprio doente que não toma os cuidados necessários e acaba contagiando o outro olho, transportando a infeção de um olho para o outro. 

E você, tem cuidado da saúde dos seus olhos?

Categorias