As Olimpíadas de Tokyo chegaram ao fim, mas você certamente notou atletas de algumas modalidades usando óculos coloridos que chamam a atenção, chamados óculos de performance esportiva, mas você sabe por que os atletas utilizam estes óculos? Acompanhe este artigo que nós vamos explicar tudo sobre os óculos de performance.

Óculos esportivos aumentam o desempenho

Os especialistas em visão esportiva concordam que os óculos esportivos podem ter um efeito profundo no desempenho atlético, e os técnicos compartilham da mesma opinião. Por esse motivo, muitas equipes profissionais têm um oftalmologista exclusivo, especialista em visão esportiva.

Óculos esportivos de performance

O uso dos óculos em determinados esportes é muito importante, não somente para a melhora da performance, mas também para a proteção do atleta e manutenção da saúde. Todos os esportes de exposição à velocidade e ao tempo requerem constante proteção dos olhos. Além de proteger os olhos dos raios ultravioletas, os óculos de alta performance evitam o ressecamento dos olhos, evitam o impacto de objetos nos olhos e suas lentes mais alongadas permitem maior campo de visão, proporcionando ao atleta enxergar melhor do que com outros modelos de óculos que não tem finalidade esportiva.

Além disso, os óculos de performance têm outro grande diferencial: o peso. Alguns modelos pesam, em média, 25 gramas, tudo para proporcionar mais conforto ao atleta. Apesar de ultraleves, eles são muito resistentes e flexíveis para se adaptarem aos mais diversos formatos de rostos, além de muitos modelos possibilitarem a troca de lentes para a escolha da melhor tonalidade.

Praticamente qualquer pessoa que pratica esportes ativos deve usar óculos esportivos para proteção dos olhos e melhoria da visão. Leva apenas um segundo para uma lesão esportiva causar perda permanente da visão em um olho desprotegido.

Além disso, nunca use óculos de uso diário durante os esportes. Óculos regulares não são feitos com os mesmos padrões de proteção que os óculos de segurança. As lentes podem quebrar sob impacto e causar ferimentos graves nos olhos.

Óculos de sol esportivos: diferentes tonalidades

Você pode escolher entre uma variedade quase infinita de tonalidades. A filtragem seletiva do brilho e de determinadas cores pode fazer com que objetos de uma cor específica — como uma bola contra o céu — apareçam com maior clareza e contraste.

As lentes coloridas que aprimoram a cor amarela são desejáveis principalmente no tênis, já que aumentam a cor e o contraste da bola contra o céu ou as paredes do estádio.

Já os óculos de golfe com lentes de cor cobre aumentam o contraste de uma bola de golfe branca contra o céu e o fundo verde de fairways (parte lisa do campo de golfe) e greens.

Os óculos de esqui âmbar ou rosa aumentam os cinzas suaves que marcam sombras nas pistas de esqui. Como essas sombras indicam elevações ou irregularidades na superfície, aumentar a visibilidade dessas alterações de inclinação é um grande benefício para os esquiadores e praticantes de snowboard.

As lentes fotossensíveis ajudam os atletas a obterem o melhor possível em uma variedade de condições de iluminação. Essas lentes escurecem automaticamente em resposta à luz do sol e o tom da lente diminui ou desaparece quando na sombra ou depois que o sol se põe.

Quando se trata de alcançar o seu melhor desempenho pessoal no esporte, lembre-se de que uma excelente visão é um fator essencial no desempenho atlético. Coloque os óculos esportivos no topo da sua lista ao comprar equipamentos e acessórios para aprimorar seu jogo e consulte um profissional oftalmologista para melhor atender suas necessidades.

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog do Instituto dos Óculos para mais conteúdos como este!

×