A tecnologia avançou e, com ela, muita coisa mudou. Como a constante exposição em frente às telas, seja TV, notebooks, tablets ou celulares, nossos olhos são superestimulados todos os dias.

Por conta disso, é natural que possam surgir dores de cabeça com mais frequência, dificuldade ao enxergar, fadiga ocular ou sentir os olhos lacrimejando. Sintomas como esses podem sinalizar que talvez seja o momento de você adotar os óculos de descanso.

E para o que servem os óculos de descanso?

Os óculos de descanso tem como principal função aliviar sintomas de visão cansada para pessoas que não tem um problema ocular de fato. Esse tipo de lentes normalmente vem em grau mais baixo e pode ser utilizado inclusive por pessoas que não tem nenhuma dificuldade em enxergar de perto ou longe, por exemplo.

Quem pode usar?

Qualquer pessoa pode usar um óculos de descanso, principalmente aqueles que trabalham muito tempo em frente a telas de computador, TV ou celular. 

Pessoas que estão expostas aos raios solares e até mesmo indivíduos que possuem fotofobia, uma hipersensibilidade à luz. 

Além de motoristas, que passam a maior parte do seu tempo dirigindo e com a visão sempre alerta!

É bom usar?

Os filtros presentes nos óculos oferecem proteção aos olhos contra agentes nocivos, como raios solares, reflexos, raios emitidos por aparelhos eletrônicos, entre outros. 

Com isso eles melhoram a qualidade de visão dos usuários.

Qual é o grau de um óculos para descanso?

Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

Precisa de receita?

Os óculos de descanso são uma proteção contra fatores externos nocivos para os olhos, como luzes, reflexos, entre outros. Por isso não precisam de uma receita médica.

Quando é necessário?

A fadiga ocular e a fotofobia podem ser bons motivos para o uso de um óculos para descanso. 

Pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador, por exemplo, podem apresentar sintomas de dores nos olhos e na cabeça no final de um dia de muito trabalho, isso pode indicar uma fadiga ocular. Lembrando que sempre que forem detectados sintomas, um oftalmologista deve ser consultado para oferecer o diagnóstico correto do problema.

Outra condição que pode gerar a necessidade de um óculos deste tipo é a fotofobia, existem pessoas que têm os olhos mais sensíveis e que são muito afetadas pela luz, seja solar ou até em interiores. Essa condição pode ser acalmada com o uso de lentes que escurecem ao receberem muita luz, protegendo os olhos.

Como usar óculos para descanso?

Os óculos de descanso podem ser usados ao trabalhar no computador, para dirigir e até o dia todo, uma vez que por não terem graduação, não causam dano à visão, pelo contrário, protegem os olhos de agentes externos nocivos.

Eles também podem ser usados apenas para estilo, complementando um look ou para parecer mais intelectual em uma vídeo chamada (quem nunca?)!

Tipos de lentes para óculos de descanso

Como mencionamos anteriormente, existem diversos tipos de filtros que podem ser aplicados nas lentes para melhorar a qualidade da visão, sem corrigir uma dioptria. São eles:

Transitions

As lentes Transitions são aquelas que escurecem quando recebem luz, e clareiam novamente em ambientes fechados e podem ser usadas por pessoas com fotofobia.

Filtro Azul

As lentes com filtro para luz azul protegem os olhos dos raios violeta, invisíveis ao olho humano, emitidos por aparelhos eletrônicos. Eles filtram esses raios e deixam passar apenas aqueles que são bons para o organismo.

Proteção UV

As lentes com proteção UV, por sua vez, protegem os olhos da radiação UVA e UVB da luz solar, todos os óculos de sol possuem proteção UV, mas também é possível fazer lentes transparentes com esse tipo de proteção.

Antirreflexo

As lentes com tratamento antirreflexo evitam reflexos de luzes que atrapalham a visão, podendo ser muito úteis para motoristas que se incomodam com os reflexos de faróis, à noite, por exemplo.

Agora que você entendeu como e porque usar os óculos de descanso, venha até o Instituto dos Óculos e escolha o seu!

×