Muitas pessoas quando ficam mais velhas começam a ter mais dificuldade para enxergar, principalmente após os 50 anos. Existem diversas razões pelas quais essa perda de visão pode acontecer. Uma das mais comuns é Degeneração Macular.

Você conhece a DMRI (Degeneração Macular Relativa à Idade) ou sabe quais são suas principais causas? Caso ainda não saiba sobre esse problema, não precisa se preocupar. Nossa equipe separou as principais informações e tratamentos para essa doença, além de algumas dicas de prevenção.

Confira tudo isso agora!

O que é a degeneração macular relativa à idade?

A DMRI é a principal causa da perda de visão em pessoas acima dos 50 anos. Essa doença, como o próprio nome sugere, é a degeneração da mácula, região do olho localizada na porção central da retina.

A mácula é responsável pela nossa percepção dos detalhes e tem a maior concentração de fotorreceptores. Quando acontece o acúmulo de restos celulares nesta região são formadas as drusas (pequenos cristais no fundo do olho), que destroem os fotorreceptores. Isso acarreta a proliferação não comum dos vasos sanguíneos, que geram cicatrizes na retina. Dessa maneira a mácula gradualmente é degenerada.

Normalmente essa doença pode impactar na sua capacidade de enxergar cores e a sua visão central. Além disso, existem 2 tipos de degeneração possíveis:

  • Atrófica (Seca): é a mais comum de acontecer, evolui lentamente e a perda da visão é gradual, portanto mais fácil de tratar.
  • Exsudativa (Úmida): presente em menos de 10% dos casos da DMRI, ela acontece de maneira abrupta e causa a perda total da visão.

Os principais sintomas relacionados a essa doença são: manchas no centro da visão, aparecimento de pontos luminosos, visão borrada, dificuldade de adaptação com a luz noturna, perda da sensibilidade aos contrastes, necessidade de mais luz para conseguir ler algo, e outros. Caso você apresente algum desses sinais, procure seu oftalmologista.

Existem alguns tratamentos terapêuticos que ajudam a limitar a perda de visão, mas uma vez diagnosticada com DMRI a pessoa precisará mudar completamente seu estilo de vida.

Como se prevenir

Como comentamos, uma vez que você receba o diagnóstico da degeneração da mácula, sua rotina precisa ser reformulada. Isso acontece, pois, existem alguns fatores que agravam essa doença.

Entre eles estão: reduzir o consumo de gorduras, manter um peso saudável, parar de fumar, controle maior sob a pressão arterial e adotar uma nova dieta que seja rica em frutas e verduras.

E essas também são as principais recomendações dos especialistas para prevenção da DMRI. Manter uma rotina e uma alimentação saudável, fazer visitas regulares ao seu oftalmologista, utilizar óculos que tenham proteção aos raios UV, são os principais cuidados.

Cuide da sua visão

Cuidar da visão é cuidar da sua saúde também, por isso não tem idade para começar. Quanto antes você adquirir consciência dos principais problemas, menos chances de desenvolver doenças como a degeneração macular você terá. No Instituto dos Óculos queremos ajudar a cuidar da sua saúde visual com óculos de qualidade que cabem no seu bolso!

Faça agora mesmo seu orçamento com a gente!

×