O que é a Luz Azul?
A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade e que possui um comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. Ela é proveniente dos raios solares naturais ou de aparelhos digitais como tv, celular, computador e tablets.
A exposição a fontes de luz azul não naturais está se tornando cada vez maior, tendo origem em uma variedade de tecnologias que estão disponíveis em nosso dia a dia. E como tudo em excesso faz mal, o consumo em excesso da luz azul, seja ela natural ou artificial, também representa riscos à saúde, causando a aceleração da oxidação das células e provocando o envelhecimento precoce.
Luz Azul Natural
A luz azul natural, considerada como “luz boa”, contribui para a produção da vitamina D para o nosso corpo, favorecendo a regulação do nosso ciclo circadiano (ciclo de sono natural do nosso corpo), ou seja, a exposição à luz azul durante o dia ajuda a manter o ciclo de sono saudável.
Luz Azul Artificial
Diferente da luz natural, essa é uma luz que pode ser nociva à saúde dos olhos.
A alta exposição a essa luz pode causar danos à retina, aumentando o risco de degeneração macular, a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea).
O hábito de utilizar aparelhos eletrônicos em excesso durante a noite faz com que tenhamos menos horas de sono. Isso resulta na redução da atuação do hormônio do sono, e assim diminuindo a regulação do crescimento do olho, especialmente em crianças e adolescentes, causando a miopia.
Como proteger os olhos
Em tempos de inovação digital, é impossível não se render à tecnologia, até porque quase tudo é realizado por meio dela. Mas fique tranquilo (a), se você trabalha com tecnologia e passa horas no computador ou celular, confira as dicas que preparamos para você proteger os seus olhos.
- Utilize filtros bloqueadores de filtro azul para dispositivos eletrônicos
Uma tendência em celulares, tablets e computadores, os filtros estão disponíveis tanto como função nativa dos sistemas operacionais quanto por aplicativos, sendo muito importantes e menos prejudiciais aos usuários.
2. Use óculos bloqueadores de luz azul
Os óculos bloqueadores de luz azul oferecem uma tecnologia diferenciada que faz a filtragem da luz digital, evitando que grande parte dos raios nocivos emitidos por celulares e computadores atinjam os olhos.
3. Pisque constantemente
A alta exposição à luz digital pode ressecar os olhos e dar aquela sensação de ardência, por isso é importante piscar várias vezes durante o dia para lubrificar a região ocular e eliminar corpos estranhos.
4. Faça pausas
Realize intervalos entre o uso dos aparelhos para que os olhos possam descansar.
5. Realize consultas regulares ao oftalmologista
A busca por uma orientação médica é extremamente importante, principalmente para que o oftalmologista faça uma avaliação mais completa do seu sistema ocular, prescrevendo o tratamento adequado para cada caso.
E você, tem cuidado da sua visão?
Se até aqui você ainda não conhecia a luz azul e como ela afeta os seus olhos, depois desse artigo não tem desculpa para não cuidar da saúde dos seus olhos.
Coloque as dicas em prática e garanta uma maior qualidade de vida e bem-estar visual!
Cuide da saúde dos seus olhos!
Dica extra: Passe no Instituto dos Óculos para garantir os seus óculos com efeito bloqueador de luz azul com os melhores preços e qualidade do mercado! 😉
Escolha a unidade mais próxima da sua casa e nos faça uma visita.
Estamos te esperando!