Quando o assunto é a nossa visão, todo cuidado é pouco. Para ajudar você a cuidar melhor da sua, nós do Instituto dos Óculos separamos algumas dicas. Baseadas nas principais perguntas feitas aos oftalmologistas do Brasil e nas respostas do Dr. Mizael Augusto Pinto, chefe de Oftalmologia do Hospital Federal da Lagoa, ao blog do Ministério da Saúde, essas são algumas curiosidades que podem ajudar no seu dia-a-dia.

Confira agora as 7 principais perguntas sobre a nossa visão!

1. Ficar muito tempo no computador faz mal para a visão? 

Os especialistas da visão explicam que existem muitos mitos em relação ao real efeito do computador, do celular e da televisão na nossa vista. Esses aparelhos não interferem diretamente para a perda da visão, porém seu uso excessivo pode causar problemas.

Equipamentos como computadores e smartphones emitem uma luz azul-violeta. Esse é um espectro muito próximo da luz Ultravioleta (UV), muito conhecida por seus danos à visão. Assim como a UV, a luz azul dos equipamentos tecnológicos pode prejudicar a visão e acarretar problemas mais sérios. Para evitar, os especialistas recomendam realizar mais pausas longe do computador. E sempre que possível usar óculos com lentes Blue Cut, uma tecnologia que impede que essa luz afete seus olhos.

2. Ler em movimento prejudica a visão? 

Ler em um veículo em movimento pode ser um risco para a visão. Isso acontece porque existe um músculo no nosso olho que nos permite focar nas imagens que serão processadas em informações. Ao ler em movimento estamos forçando esse músculo e consequentemente podemos ter dores.

Além disso, durante essa movimentação também corremos o risco de deslocar a retina. Principalmente em pessoas com miopia, o esforço feito para ler em carros e ônibus pode impactar diretamente.

3. Ter glaucoma significa que vou perder a visão?

Apesar da crescente no número de casos de cegueira por glaucoma terem aumentado no Brasil em 2018, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, essa afirmação não é verdadeira. Muitos casos da doença podem ser revertidos se forem diagnosticados com antecedência.

Por isso é muito importante realizar o exame do glaucoma anualmente, especialmente se você perceber algum dos sintomas.

4. Qual o impacto da minha alimentação na visão?

Muitas pessoas não entendem o impacto que uma alimentação balanceada pode ter na sua visão. Alimentos ricos em vitaminas A e E são os mais recomendados pelos oftalmologistas, como a cenoura. Outra indicação dos especialistas é aumentar o consumo de peixe, que é rico em Ômega 3. Por conta disso, ele ajuda a distribuir melhor o oxigênio pelo corpo e no fortalecimento do globo ocular.

A ingestão de açúcares, por sua vez, deve ser feita de maneira controlada, principalmente por portadores de Diabetes tipo 1 e 2. O excesso de glicose, especialmente nos diabéticos, pode levar a perda da visão de uma maneira silenciosa e com poucos sintomas.

5. Por que devo tirar a maquiagem antes de dormir?

A maquiagem cria uma barreira na pele que a impede de receber o oxigênio da maneira correta. Por isso é importante que você nunca durma de maquiagem ou use a mesma fora do prazo de validade. Seus olhos e sua área ocular pode inflamar ou ficar infeccionada por alguma bactéria.

Outra recomendação dos especialistas é a higienização regular dos pincéis e aplicadores com água e sabão neutro.

6. Fumar pode prejudicar minha visão?

Entre os diversos males que o tabaco causa no corpo, a perda da visão é uma delas. Os especialistas comprovam que o consumo de cigarros pode degenerar as células nervosas responsáveis pela nossa vista.

Essa degeneração pode causar doenças, como catarata, que levam à cegueira irreversível. Por isso, ao se livrar desse hábito você estará protegendo também a sua visão.

7. Ler no escuro prejudica minha visão?

Esse é um mito popular que não é comprovado pelos especialistas. A luz no ambiente, basicamente, ajuda seus olhos a enxergarem com mais contrastes entre as cores. Dessa forma ao ler no escuro, sua vista se esforça mais para conseguir distinguir as letras do papel.

Esse hábito não piora a sua miopia, mas pode deixar sua vista cansada, o que leva a dores de cabeça mais intensas. Por isso, é melhor evitar.

Dicas do Instituto dos Óculos 

No Instituto dos Óculos nos preocupamos com a sua visão. Por conta disso, você encontra nas nossas redes sociais diversas dicas como essas!

Confira agora o nosso Facebook e nosso Instagram para mais cuidados com a sua visão.

×