Cuidar da saúde como um todo é muito importante, mas é preciso prestar atenção na saúde dos nossos olhos que, estando expostos à diversos danos, a longo prazo podem nos deixar cegos. A luz azul – proveniente de celulares, computadores e demais aparelhos eletrônicos, é um dos maiores causadores de danos irreversíveis à visão.

No dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular e, para isso, o Instituto dos Óculos preparou uma matéria repleta de dicas para evitar danos à visão, que funcionam muito bem em parceria com consultas regulares ao oftalmologista.

A luz azul/violeta emitida por celulares, computadores, eletrônicos e até lâmpadas LED propagam uma radiação que, por fototoxicidade, se acumula nas células da retina, causando a degeneração da mácula, área nobre da visão. Os primeiros sintomas não se manifestam de imediato. Segundo especialistas, é quase impossível perceber anomalias a curto prazo, mas a qualquer sinal de fadiga visual, sensação de olhos secos, irritação e até coceira, consulte seu oftalmologista.

Segundo o Vice-presidente do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), José Augusto Alves Ottaiano, piscamos em média 15 vezes por minuto para manter uma boa lubrificação ocular, mas em contato com a tela de celulares e computadores, piscamos menos e exercemos maior pressão para que a visão esteja focada, gerando uma sobrecarga ocular. Para minimizar o impacto da luz, recomendamos:

– Manter o computador no mesmo nível do olhar. Caso esteja acima, a musculatura ocular demora mais tempo para renovar a lubrificação, desidratando o olho.

– Não prolongue a permanência em frente às telas, faça pausas a cada duas horas.

– Ar-condicionado desidrata os olhos e acaba por ampliar problemas causados pela luminosidade, especialmente em ambientes pequenos, como o carro.

– Ajuste as configurações de cada tela para que a luminosidade se ajuste com a do ambiente.

A falta de cuidado prolongado nesses casos pode causar catarata e presbiopia, levando à perda de visão gradativa. Atualmente, já existem lentes com filtros que diminuem a exposição a raios UV e luz azul-violeta.

As WideLens BlueTech são a proteção eficaz para a sua saúde ocular. Com moderno antirreflexo, age de maneira seletiva contra os efeitos nocivos da luz azul-violeta, sendo também resistente a pequenos arranhões, além de ser hidrorrepelente e não deixar a poeira aderir a superfície da lente.

Conheça as mais modernas lentes para seus óculos no Instituto dos Óculos e mantenha sua saúde ocular em dia. Consulte regularmente seu oftalmologista.

×