Com a chegada da terceira idade, o organismo passa por diversas mudanças e, consequentemente, envelhece. Por isso, é importante ter cuidados especiais nesta fase da vida. Entre as mudanças relacionadas à idade, estão as dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

A visão requer um cuidado redobrado, pois é um dos sentidos que mais necessita de assistência. A partir da terceira idade, a chance de se ter algum problema de visão aumenta exponencialmente. Algumas das complicações oculares mais comuns na velhice são: o glaucoma, a catarata, a vista cansada (ou presbiopia) e os vícios de refração. Por isso, é importante consultar um oftalmologista pelo menos uma vez no ano.

  • Catarata – consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, causando embaçamento visual que pode acarretar cegueira.
  • Glaucoma – grupo de doenças que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina. Se não for tratado, o glaucoma pode inutilizar o disco óptico da retina, atrofiando o campo visual e resultando em visão subnormal e até cegueira.
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – doença degenerativa da retina que provoca perda da visão central e leva à cegueira.

A ocorrência dessas complicações dificulta as tarefas básicas do dia a dia, como cozinhar, ler, assistir televisão, ir ao cinema, pegar ônibus, e os que ainda trabalham podem ter diminuição do rendimento, além de motivar desordens psicológicas, como a depressão.

Para envelhecer bem, é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantenha relacionamentos com outras pessoas, faça atividades produtivas e sempre realize exames de rotina!

Desfrute das vantagens de uma terceira idade cheia de saúde e tranquilidade! O Instituto dos Óculos oferece benefícios especiais para você.
Encontre a unidade mais próxima e venha aproveitar!

×