Com maior grau de incidência na população jovem, podendo manifestar-se desde a infância até o início da vida adulta, o Ceratocone é um problema ocular que atinge o formato da córnea dos olhos, provocando visão embaçada e/ou irregular.

Geralmente, a condição é progressiva, ou seja, começa com sintomas leves e, se não identificada e tratada, pode piorar a longo prazo. As causas do Ceratocone seguem sendo estudadas, mas até agora, revela-se que possam ser originadas pela condição genética, além dos estímulos externos negativos, como a exposição excessiva à luz ou a pressão física nos olhos (o ato de coçá-los com frequência, por exemplo), que podem ajudar a danificar a córnea.

Neste caso, não é provável que as condições hereditárias sejam as únicas responsáveis pelo desenvolvimento do Ceratocone. O importante é sempre procurar se atentar aos cuidados oculares para que sejam tomados corretamente, desta forma é mais difícil que a doença se manifeste.

Como prevenir a condição?

O primeiro passo para a prevenção é identificar casos familiares antecedentes de Ceratocone. Se houver, converse com o seu oftalmologista para a realização de uma análise em consultório.

Além disso, evitar os hábitos externos prejudiciais, como a exposição à luz e a coceira excessiva, é algo importante para prevenir não somente o Ceratocone, mas uma série de doenças oculares.

Existe tratamento?

A progressão de tratamentos alternativos ao uso de óculos vem sendo cada vez mais bem-sucedida, por meio da tecnologia. Ainda não é possível curar o Ceratocone, mas um tratamento bem executado deve amenizar os sintomas da doença.

Dentre os diversos tratamentos existentes, o implante do anel intracorneano, feito com o intuito de regular o formato da córnea, e o Crosslinking (um procedimento que utiliza de raio luz ultravioleta, estimulando a vitamina B e o colágeno da córnea), são opções que mostram bons resultados.

A lente de contato ou o uso de óculos também são opções, mas recomenda-se que sejam feitos procedimentos para a mais alta correção possível do problema. Procure sempre cuidar da sua saúde visual pois os óculos e as lentes são uma forma de tratamento, mas podem mascarar a condição. É extremamente importante a visita periódica ao seu oftalmologista, não deixe essa rotina de lado.

No Instituto dos Óculos, nós temos os melhores produtos ópticos para te auxiliar no tratamento da Ceratocone e cuidar da sua saúde visual. 

Venha até uma de nossas unidades.

×