NOTÍCIAS E AÇÕES SOCIAIS

Óculos Infantil: como escolher e fazer a adaptação do seu filho!

O Dia das Crianças está chegando e claro que não poderíamos deixar de falar sobre os óculos infantis. Por isso, preparamos esse material com dicas de como escolher o melhor modelo, adaptação e muito mais. E se você, pai, ainda tem dificuldade ou dúvidas, fique com a gente até o final deste artigo e confira as dicas que irão te ajudar e muito. 

Atenção: não existem restrições quanto aos óculos infantis, mas a criança pode ter relutância ou sentir desconforto com o novo acessório. Por isso, é importante saber escolher também uma armação que terá uma durabilidade maior.

Dicas para escolher o melhor modelo

1. Apoio no nariz

O mais recomendado para as crianças são os óculos com suporte de plaquetas, pois possuem maior apoio nasal. Como o nariz ainda não está totalmente desenvolvido, é importante prestar muita atenção nesse detalhe e escolher uma armação consistente para evitar o desconforto.

2. Armações 

Na hora de escolher a armação ideal, é importante levar em consideração a segurança e conforto para os olhos da criança.

Os melhores materiais de armação são:

  • Armação de silicone;
  • Armação grilamid (injetados);
  • Armação de resina amorfa termoplástica.

Ambas são de materiais hipoalergênicos, leves, de maior durabilidade, flexíveis e são mais fáceis de limpar também.

Importante:  o metal não é um material recomendado para as crianças. Ok?

3. Lentes 

As lentes para óculos infantis devem ser de um material mais resistente a impactos, garantindo maior segurança para o dia a dia da criança, inclusive durante o período escolar. 

Pensando nisso, as lentes Trivex e de policarbonato são boas opções, pois possuem materiais mais leves, proteção ideal contra os raios UV e revestimento contra arranhões.

4. Ajustes 

É importante estar atento para que os óculos não provoquem desconforto no rosto, deixando marcas de pressão e causando incômodo.

Assim que os óculos chegarem, faça todos os ajustes necessários para que o seu filho possa desfrutar da qualidade visual e brincar à vontade, sem preocupações. 

Atenção: como as crianças crescem rápido, fique de olho se depois de alguns meses os óculos não estão pequenos ou apertados demais. Caso necessário, adquira um novo modelo.

Como ajudar no processo de adaptação?

O processo de adaptação merece muita atenção e cuidado, afinal, é uma novidade que pode gerar alguns incômodos e reclamações. 

Confira abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar a tornar esse momento mais leve e divertido:

✔️ Deixe seu filho escolher o melhor modelo

Deixá-lo escolher seus óculos favoritos é um dos mais importantes passos para ajudar seu filho a gostar de usar óculos. Claro que é importante estar atenta ao modelo escolhido, mas torne esse momento divertido com óculos coloridos que possuem desenhos e muitas outras opções. 

✔️ Use palavras positivas para incentivá-los a usar

As palavras positivas também são uma ótima indicação para o processo de adaptação.  Quando a criança estiver de óculos, faça com que ela se sinta bem através de elogios, palavras positivas. Diga frases como “Você está bonito!”, “Olha que óculos legal!”, “Combinou com você”, dentre outras frases.

✔️ Apresente fotos de outras crianças usando óculos

A ideia é ajudar seu filho a evitar a estranheza, mostrando que usar óculos pode ser algo comum e muito divertido, sendo um diferencial que fará ele se sentir mais confortável.  

✔️ Tenha paciência 

O processo de adaptação pode não ser as mil maravilhas, mas com paciência e perseverança em todo o processo, não há dúvidas que o resultado será positivo e a adaptação um sucesso.

Passe no Instituto dos Óculos e conheça nossos óculos infantis! 😉

E claro que na hora de escolher os melhores óculos para seu filho, não deixe de ir até a unidade mais próxima do Instituto dos Óculos e conhecer a nossa variedade de modelos e armações com os preços mais reduzidos do mercado. 

Estamos te esperando, hein!?

Categorias