Nos dias de hoje é muito comum as pessoas passarem mais tempo dedicadas à tarefas que exigem mais concentração e foco, principalmente após o início da pandemia onde os horários de trabalho sofreram grandes alterações e até mesmo nos momentos de entretenimento, ficamos entregues à smartphones, televisores, tablets, livros etc.

Normalmente pessoas que “forçam a vista” por mais tempo, como dito popularmente, começam a sentir certos incômodos com o tempo como dores de cabeça constantes, sensação de cansaço nos olhos, secura entre tantas outras coisas, devido à isso, está se tornando cada vez mais comum o uso dos óculos de descanso. O que muitos não sabem é que apesar do grau normalmente ser baixo nesse tipo de receita, o uso regular dos óculos pode aliviar esses sintomas e trazer uma série de outros benefícios que vamos conhecer no decorrer deste artigo.

Mas o que são óculos de descanso?

Os óculos de descanso tem como principal função aliviar sintomas de visão cansada para pessoas que não tem um problema ocular de fato. Esse tipo de lentes normalmente vem em grau mais baixo e pode ser utilizado inclusive por pessoas que não tem nenhuma dificuldade em enxergar de perto ou longe, por exemplo.

Esse tipo de receita é indicada principalmente para como o próprio nome sugere, promover o descanso dos olhos enquanto o paciente realiza suas atividades diárias, tem se tornado muito comum entre crianças devido ao aumento da presença de computadores e afins com as aulas em regime remoto, dessa forma, a criança tem menos sintomas de desconforto e consegue promover o alivio no esforço diário dos olhos.

O que acontece se não usarmos os óculos como o indicado?

Assim como qualquer outra doença, se não corrigimos o problema ou não darmos atenção logo no início dos sintomas, o agravamento do desconforto acontece com o tempo. Acontece a mesma coisa com nossos olhos, se não damos atenção precocemente, outros problemas mais graves podem vir a aparecer, isso se dá porque forçar os músculos oculares sem ter nenhuma proteção ou não descansá-los devidamente normalmente são gatilhos iniciais para outras doenças de visão como a miopia, por exemplo, que se caracteriza pela dificuldade de enxergar pessoas ou objetos a distâncias maiores.

Dessa forma, se você recebeu uma receita de óculos de descanso em sua última consulta, é o indicativo inicial de que você deve cuidar da sua visão para evitar precisar usar as lentes permanentemente por evolução dos sintomas. Essas lentes são indicadas para se usar durante as atividades de maior foco e consequentemente, que forçam mais a visão, como quando estamos vendo um filme, lendo livros ou fazendo uma planilha, não sendo necessário o uso durante um dia inteiro e sim, apenas nos momentos onde a visão demandará mais esforços.

Atualmente existem vários tipos de lentes com as mais altas tecnologias e finalidades que podem ser associadas aos óculos de descanso, as BlueCut por exemplo que auxiliam no uso constante de dispositivos eletrônicos, as WideLens que promovem um maior campo de visão e  outras centenas de possibilidades que você pode encontrar no Instituto dos Óculos.

É importante relembrar que esse tipo de receita não é a indicada para pessoas que possuem graus consideráveis de alguma condição visual, como a miopia, por exemplo. Se você usa óculos de descanso e recebeu o diagnóstico dessa doença, é extremamente necessário que seja feita a troca das suas lentes, promovendo assim, a solução correta para o seu diagnóstico.

Agora que você já sabe qual a importância dos óculos de descanso, pegue sua receita e corra para a ótica mais confiável que entrega qualidade por um preço justo, o Instituto dos Óculos!

Entre em contato com nossos consultores e veja no que o Instituto dos Óculos pode te ajudar

×