O Brasil está passando por um momento bem delicado. O número de casos de Coronavírus tem aumentado dia após dia, não apenas no nosso país, mas no mundo inteiro. Uma maneira de tentar diminuir esse cenário é tomar as devidas prevenções.

Como nem todo mundo sabe o que fazer para se proteger, nós do Instituto dos Óculos separamos algumas dicas básicas. Dessa forma, podemos juntos ajudar a diminuir essa realidade assustadora que é o Coronavírus.

Dicas de prevenção

Com algumas pequenas atitudes e mudanças na sua rotina, é possível se proteger contra o COVID-19 e seus efeitos. Separamos algumas das principais dicas do Ministério da Saúde para que você e sua família consigam se prevenir.

 

Lave as mãos com água e sabão

Sempre que tiver contato com pessoas fora do seu convívio ou tiver que ir a um local que não tem certeza da higienização, lave muito bem as mãos com água e sabão. O melhor é tomar um banho logo que chegar em casa, mas higienizar as mãos e braços é o primeiro passo.

Caso esteja na rua e não tenha acesso a um lugar para se higienizar, álcool em gel ou lenços umedecidos antissépticos são uma boa alternativa.

Evite contato com outras pessoas

A melhor maneira de combater o Coronavírus nesse momento é o isolamento social. Isso acontece, pois, o principal canal de transmissão do vírus são as pessoas. Nesse momento, é muito importante que você não saia de casa se não precisar.

Caso seja extremamente necessário que você saia de casa, para ir trabalhar ou comprar alimentos, evite o contato com outras pessoas. Procure manter pelo menos 2 metros de distância entre você e os outros.

Mantenha seus ambientes higienizados e ventilados

Independente se em casa ou no trabalho, garanta que todos os ambientes que você compartilhar com outras pessoas estejam higienizados e bem ventilados.

Limpe seu espaço e seus objetos com álcool 70% ou desinfetantes simples. Lembre de fazer isso com toalhas de papel ou algum pano que você possa descartar depois. Mantenha as janelas abertas e deixe a casa arejada. Dessa maneira fica mais difícil para o vírus se propagar entre as pessoas daquele ambiente.

Não compartilhe objetos

Esse é um momento para evitar compartilhar objetos, principalmente de uso pessoal. Como comentamos, as pessoas são o principal canal de transmissão do COVID-19 e basta que alguém contaminado (mesmo sem saber), toque algo para proliferar o vírus.

Se por algum motivo precisou emprestar algo de alguém, lembre-se de higienizar antes de usar e de lavar as mãos assim que devolver.

Limpe óculos e celular sempre que sair

Já mencionamos que você deve evitar ao máximo sair de casa, mas caso seja necessário é muito importante que você higienize todos seus pertences que levou consigo.

Separe imediatamente suas roupas para lavar, limpe e desinfete seus cartões, seus óculos, seu celular, sua bolsa e suas chaves. Qualquer objeto que tiver tido contato com outros ambientes, é importante higienizar da maneira correta e com produtos que tenham álcool 70% ou mais em sua composição.

Não propague Fake News

Sabemos que em momentos de crise como esse é muito comum ouvir todo tipo de informação. Porém, é sempre importante pesquisar antes de compartilhar.

Busque fontes confiáveis e nesse momento é muito importante ouvir o que os especialistas de saúde recomendam. Ao receber uma informação que você sabe que não é verdadeira, corrija e informe seu colega. Para ajudar a saber um pouco mais sobre informações falsas, confira esse texto do Instituto dos Óculos com 08 fatos e mitos sobre o Coronavírus.

Caso tenha febre e falta de ar procure ajuda

A febre é um dos principais sintomas do Coronavírus. Se você tiver ou conhecer alguém que esteja com temperatura corporal acima de 38°C e falta de ar por mais de 24h, busque ajuda!

Vá até o posto de saúde mais próximo de você ou ligue 136.

Como o Instituto dos Óculos luta contra o Coronavírus

A saúde das pessoas é assunto sério e o Coronavírus não veio para brincar. Nós no Instituto dos Óculos prezamos, acima de tudo, pelo bem-estar de todos os nossos clientes e colaboradores. Por conta disso, tomamos todas as medidas necessárias de segurança e higienização.

Esse é o momento para cuidarmos da nossa saúde. Tome todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus, para que juntos possamos acabar com essa crise.

Confira outras dicas de como se prevenir contra o Coronavírus aqui!

×