O que são lentes multifocais?
Também conhecida como progressivas, as lentes multifocais são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo visualizar esses três campos de visão através do mesmo par de lentes. Com as multifocais você não precisa se preocupar em trocar o óculos com frequência, justamente porque uma única lente oferece múltiplos focos, garantindo mais praticidade no dia a dia.
A separação desse campo de visão nas lentes acontece de forma gradual entre os graus. Assim é possível enxergar nitidamente os objetos independente da distância, com leve movimento de inclinação da cabeça ou posicionamento dos olhos.
E é justamente por esse motivo que o usuário possui maior dificuldade na adaptação, mas fique tranquilo, isso é super normal. Principalmente se é a primeira vez que você está usando esse tipo de lente.
Quem precisa usar óculos multifocal?
É indicado o uso da lente multifocal a partir de 40 anos de idade, quando surge a presbiopia, também conhecida como vista cansada. Em alguns casos, a presbiopia pode surgir antes, a partir dos 37 ou 38 anos.
Atenção: o primeiro passo é realizar uma consulta com o oftalmologista para receber o acompanhamento e diagnóstico correto.
Dicas essenciais para adaptação da lente multifocal
Agora que você já conhece a lente multifocal, preparamos dicas incríveis que irão ajudar você a tornar o processo de adaptação mais leve. Confira:
- Treine seu cérebro a se acostumar com a mudança
O seu cérebro consegue, sim, se acostumar ao uso das lentes multifocais. Mas para isso, é necessário passar o máximo de tempo possível de uso nos primeiros 7 a 15 dias.
Se o desconforto persistir, é importante procurar o seu oftalmologista para que ele verifique se os seus óculos estão dentro das medidas corretas.
- Escolha a armação correta
A armação também é um fator fundamental para que a adaptação seja mais rápida. Ela precisa estar de acordo com o formato do seu rosto e também com a ALT (altura pupilar).
- Atenção às medidas de “DNP” e “DP”
A DNP – Distância Naso-Pupilar é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz.
A DP – Distância Pupilar é a medida, em milímetros, entre as duas pupilas.
Essas medidas são muito importantes para a confecção dos óculos e devem ser precisas e cuidadosas, caso contrário, haverá problemas de adaptação. O consultor de sua ótica de confiança deve ser altamente competente para aferir corretamente essas medidas.
- Entenda os campos de visão
Para facilitar a sua adaptação é fundamental que você entenda onde cada campo de visão está situado.
- Parte superior: longe;
- Centro: médio;
- Parte inferior: perto.
- Opte por lentes personalizadas
As lentes multifocais personalizadas são mais fáceis de se adaptar, isso ocorre pois são produzidas de forma individual para cada pessoa levando em conta seu estilo de vida. Também é fundamental que as lentes escolhidas tenham garantia de qualidade e precisão!
- Passe no Instituto dos Óculos!
Agora que você já conhece as lentes multifocais e todo o seu processo de adaptação, passe no Instituto dos Óculos para garantir as suas lentes novas com a melhor qualidade do mercado e preço reduzido.
Visite a unidade mais próxima de você e aproveite uma ampla variedade de lentes e armações! 😉