Todos os anos em abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre qualidade de vida. Além disso, essa celebração também serve para a OMS falar sobre os problemas na saúde mundial.

Garantir o seu bem-estar deve estar entre as suas prioridades em todos os momentos. Por isso, nós do Instituto dos Óculos separamos um material completo que, além de dicas e sugestões para cuidar da saúde, traz cuidados com os seus olhos. Também saiba tudo sobre o Abril Marrom e quais as recomendações da OMS durante o Coronavírus.

O Dia Mundial da Saúde em 2020

Antes de entrarmos mais a fundo nos cuidados básicos com a sua saúde, é importante comentarmos um pouco mais sobre essa data.

Como comentamos, o Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela OMS em 1948, e que tem como objetivo conscientizar a população. Por conta disso, todos os anos, a Organização realiza uma campanha diferente. Cada uma tem um foco distinto, normalmente com algum problema mundial.

Em 2020, o tema é “Enfermeiras e parteiras nos ajudam a viver em um mundo mais saudável. Tire um minuto para agradecer”. Essa temática é um reflexo do momento em que estamos vivendo com o Coronavírus. O intuito da OMS é lembrar aos líderes mundiais o papel essencial que as enfermeiras e profissionais da saúde possuem.

Esses profissionais são a nossa linha de frente nessa luta. Todos os dias colocam sua vida em risco para garantir que as pessoas sobrevivam não apenas ao Coronavírus, mas a todas outras enfermidades.

Uma ótima maneira de você demonstrar sua gratidão nesse momento é tomar todos os cuidados necessários para garantir seu bem-estar, deixando para ir aos hospitais apenas em casos emergenciais.

Cuidados básicos com a sua saúde

Diferente do que muitos acreditam, ser saudável não é apenas a ausência de uma doença ou de algum tipo de enfermidade. De acordo com a própria OMS, “a saúde é estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Por isso, é extremamente importante que você tome todos os cuidados possíveis para se manter saudável.

Esse objetivo nunca foi tão difícil de atingir quanto nos últimos anos. As pessoas vivem cada vez mais rotinas estressantes que deixam pouco tempo para preparar uma refeição equilibrada ou para praticar exercícios. Para ajudar você, nós do Instituto dos Óculos separamos algumas dicas para uma vida mais saudável.

1. Coma melhor

Faça um re-equilíbrio do seu prato. Tire açúcares e gordura, e inclua alimentos mais recomendados, como nozes e castanhas, por exemplo. Lembre-se que é sempre importante fazer essa re-adequação alimentar com o acompanhamento de um nutricionista.

2. Durma bem

Uma boa noite ajuda a repor sua energia para o dia seguinte. Os especialistas recomendam pelo menos 7 horas e meia de sono por dia para garantir que sua saúde melhore.

3. Evite o estresse

Sabemos que, às vezes, pode ser difícil evitar as situações estressantes, mas não deixe que elas se tornem um hábito na sua rotina. Apesar de não ser caracterizado como uma doença, o estresse pode prejudicar sua saúde tanto física quanto psicológica.

4. Movimente-se e faça exercícios

Talvez a dica mais recomendada pelos especialistas seja essa, pratique atividades físicas! Você não precisa necessariamente ir a uma academia, mas faça algum exercício que lhe dá prazer. E lembre-se: de tempos em tempos, levante da cadeira. Mesmo que seja para pegar uma água, permita que seu corpo esteja em movimento com mais frequência.

5. Evite cigarros e bebidas alcoólicas

Outra dica que já é bastante conhecida, mas vale reforçar. Não fume e não consuma bebidas alcoólicas em excesso. Esses são dois fatores que impactam diretamente no seu bem-estar e que podem diminuir sua longevidade.

6. Tenha bons amigos e dê boas risadas

Mesmo que a distância, ter um bom grupo de amigos para conversar e ajudar a manter seu bom-humor tem efeitos muito positivos na sua saúde. Tenha ao seu redor pessoas que querem o seu melhor e lhe ajudem a enxergar o melhor da vida.

7. Respire bem

Tire alguns momentos no seu dia para prestar atenção na sua respiração. Essa atitude permite que você oxigene seu cérebro e evita desgastes físicos e mentais ao longo do dia.

Esses são os cuidados básicos que você pode tomar no seu dia-a-dia. Com a situação do Coronavírus, alguns se tornaram mais essenciais que outros, mas você pode conferir a lista completa aqui. Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde em um geral, vamos lhe ensinar como tratar bem seus olhos.

Como cuidar da sua saúde ocular

Assim como o seu bem-estar demanda cuidados especiais para se manter ativo, seus olhos também merecem atenção. Existem algumas boas práticas na sua rotina que permitem o melhor funcionamento da sua visão.

1. Tenha uma boa noite de sono

Da mesma maneira que dormir bem garante que seu corpo reponha as energias do dia, os olhos precisam descansar. Caso contrário, você pode ter inchaços, vermelhidão ou ainda desenvolver a vista cansada.

2. Use colírios apenas com recomendação médica

Lembre-se sempre que o colírio é um medicamento, e ele tem diferentes composições para vários problemas. Antes de usá-lo é importante confirmar com seu oftalmologista qual tipo comprar e quantas vezes ele deve ser aplicado.

3. Tenha cuidado ao usar computadores e smartphones

Já comentamos aqui no Blog do Instituto dos Óculos o quão prejudicial é a luz azul/violeta emitida por esses aparelhos. Por isso tenha cuidado e não os use por mais de duas horas consecutivas. Nesse post você pode conferir algumas outras dicas para lidar com os computadores.

4. Combine uma boa alimentação com atividades físicas

Todo corpo precisa de determinados nutrientes para garantir a função básica dos órgãos. No caso dos olhos, são a Vitamina C, a luteína (encontrada em vegetais e na gema de ovo) e o Ômega 3. Só que não basta incluir alimentos ricos nesses aspectos na sua alimentação. É importante que junto a isso você pratique atividades físicas que permitam esses nutrientes a circularem no seu corpo.

5. Lave bem seus olhos

Pelo menos uma vez ao dia, tire um tempo para higienizar seus olhos. Além da limpeza matinal e na hora do banho, é recomendado que você limpe as pálpebras, os cantos e os cílios com um algodão umedecido para tirar possíveis secreções. Dessa forma você evita coceiras e doenças mais graves como a conjuntivite.

6. Use seus óculos de grau

Ao ser diagnosticado com algum problema na visão que possa ser corrigido com óculos de grau, é muito importante que você faça uso contínuo desse. Não demore para atualizar sua receita ou tenha medo de começar a usar. Quanto mais tempo você leva para corrigir, o problema pior fica.

7. Não coce os olhos

Evite ao máximo coçar seus olhos, pois essa é uma região muito delicada e se não for feito com cuidado, o movimento pode causar ferimentos mais graves. Além disso, se precisar muito coçar garanta que suas mãos estão higienizadas, caso contrário existe a possibilidade do desenvolvimento de uma conjuntivite bacteriana.

Sempre vale lembrar que, além desses cuidados básicos, é muito importante que você visite regularmente seu oftalmologista. Pois, além de cuidar da sua visão, ele também pode te ajudar a prevenir a cegueira.

Abril Marrom e os cuidados com a visão

Além de ser o Mês da Saúde, abril também é o mês da conscientização das doenças que podem causar os diversos tipos de cegueira. Conhecida como Abril Marrom, essa iniciativa nasceu em 2016 com o ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Prof. Dr. Suel Abujamra.

O intuito era incentivar as pessoas a fazerem seus exames oftalmológicos regularmente, pois mais de 60% das doenças que causam a cegueira, podem ser tratadas se diagnosticadas com antecedência. Entre elas estão: a catarata, o glaucoma, a cegueira infantil e a retinopatia diabética. A campanha ainda tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para as cegueiras que não são reversíveis.

Por isso, queremos reforçar como é importante tomar todos os cuidados básicos com a sua visão e fazer visitas regulares ao seu oftalmo. Ele poderá te ajudar a identificar essas doenças com antecedência e orientar o seu tratamento.

Os cuidados do Instituto dos Óculos

Sempre gostamos de reforçar aqui no Blog que a saúde e bem-estar dos nossos clientes são a nossa prioridade. Sabemos que quem nos procura para fazer seus óculos preza por aumentar sua qualidade de vida. Enxergar bem é um direito de todos e garantimos isso entregando óculos de qualidade a preços acessíveis.

Confira mais sobre o Instituto dos Óculos aqui.

×