Uma das principais recomendações dos especialistas para prevenir o Coronavírus é evitar coçar os olhos. Entender o papel da nossa visão no meio dessa crise pode ajudar você a tomar os cuidados necessários para diminuição da disseminação desse vírus.

Sabendo dessa importância, nós do Instituto dos Óculos procuramos as principais fontes de informação e trouxemos um texto completo. Nesse artigo você irá encontrar não apenas o papel dos olhos na disseminação do COVID-19. Além disso, você poderá entender como esse vírus afeta todo o corpo humano.

Coronavírus e os olhos

Apesar de ser um vírus respiratório, o COVID-19 tem impactos no corpo inteiro. Isso acontece, pois, no momento em que nosso organismo identifica uma célula estranha, ele tenta se defender. Dessas defesas, se originam os sintomas de dor de garganta, febre e nariz entupido.

Quando o corpo percebe que essas medidas não são o suficiente para parar a reprodução do vírus, ele ataca com mais força. Em todas essas tentativas de combater a célula estranha, alguns dos nossos órgãos começam a ser afetados. Entre eles estão: coração, fígado e rins. O que pode explicar porque algumas pessoas sentem dores abdominais ou diarreia.

Todas essas consequências e como o vírus age no nosso organismo foram explicadas por diversos especialistas em uma matéria especial da BBC, que você pode conferir aqui. Mas a pergunta ainda fica: qual o papel dos nossos olhos nesse cenário?

Para que o Coronavírus possa “sequestrar” uma célula no sistema respiratório, e começar a nos afetar, ele precisa entrar no nosso corpo. Seja pelo nariz, pela boca ou pelos olhos, o vírus deve encontrar uma porta de entrada para os nossos pulmões.

Chegou-se a cogitar a hipótese que um dos sintomas do Coronavírus fosse a conjuntivite ou os olhos vermelhos. Após diversos estudos, no entanto, os médicos informaram que esse sintoma acontece 1 vez a cada 30 casos.

Agora que sabemos que os olhos são uma das potenciais entradas do vírus no organismo, precisamos entender como evitar que isso aconteça. Dessa forma, também poderemos impedir essa série de impactos nos nossos sistemas e órgãos.

Por que não devo coçar os olhos

Sabemos que nossos olhos, boca e nariz são as principais portas de entrada do Coronavírus. Porém, como podemos evitar que o vírus chegue até eles?

Primeiro precisamos entender como ocorre o contágio dessas áreas. Como já comentamos em outro artigo aqui no Blog, a disseminação do COVID-19 acontece através do contato. Se uma pessoa infectada – mesmo que não apresente os sintomas – expelir alguma gotícula com saliva ou secreção, em algo ou alguém, o vírus foi transmitido.

Basta que você toque uma superfície não higienizada e leve sua mão aos olhos para contrair o Coronavírus. Até mesmo conversar com alguém que esteja infectado, em uma distância menor de 2 metros sem proteção ocular, é um risco de transmissão.

Por esse motivo é extremamente importante que você não leve suas mãos ao rosto, caso elas não tenham sido higienizadas, e que você não coce seus olhos durante esse período. Ao não tomar esses cuidados você está facilitando a entrada do Coronavírus no seu corpo.

O Coronavírus no Instituto dos Óculos

Nossa missão no Instituto dos Óculos é proporcionar uma saúde visual para todos. No entanto, só podemos atingir isso se garantirmos que as pessoas, do nosso convívio, estão bem. Esperamos que logo essa crise passe e que juntos consigamos lutar contra o Coronavírus.

Agora que você sabe como seus olhos impactam na transmissão do COVID-19, veja algumas verdades e mitos sobre o vírus!

×