Comprar os primeiros óculos de grau sempre é muito divertido, são centenas de opções que vemos nas redes sociais e queremos provar, além de uma enorme variedade dentro das óticas, é tanta informação que ficamos até perdidos, são opções de material, lentes, funcionalidades e muito mais. Pensando nisso, separamos 4 dicas essenciais para te ajudar a escolher sua primeira armação nas unidades do Instituto dos Óculos.

1 – Esteja atento ao formato do seu rosto

Às vezes temos uma opção de armação que vimos nas redes sociais ou em algum personagem em filmes ou séries como preferência, mas quando chegamos na ótica para fazer a prova, não combina nada com o rosto. O formato do nosso rosto faz muita diferença na hora de escolher a armação, afinal, o desenho da armação acompanha e deve harmonizar com todos os nossos traços para nos sentirmos bem ao usá-la diariamente.

Para os rostos mais quadrados é recomendado o uso de armações mais leves e arredondadas para combinar com os traços mais fortes. No caso do rosto arredondado recomenda-se o uso de armações mais quadradas. Rostos ovais, diamantes ou mais afinados harmonizam bem com armações mais alongadas e com traços mais finos.

Você pode saber um pouco mais sobre os tipos de rostos no nosso blog post clicando aqui.

2 – Material

O material da sua armação também faz muita diferença na escolha. Há quem prefira opções mais simples e discretas como os modelos mais finos e metalizados, como também quem goste de óculos mais marcantes com texturas e feitos em acetato. As armações metalizadas são alternativas mais leves para o rosto e normalmente vem acompanhadas de plaquetas móveis (aquela pecinha que encaixa no nariz) e têm menos opções de cores, já as armações em acetato estão disponíveis em uma enorme diversidade de cores e são um pouco mais pesadas para o rosto.

3 – Conforto

Como vimos na dica anterior, existem vários materiais disponíveis para sua armação, independente de qual seja sua escolha devemos levar sempre em consideração o conforto. Utilize o momento da prova para se atentar ao máximo de detalhes como: verificar se a haste lateral incomoda as orelhas, se as plaquetas móveis ou fixas são as mais confortáveis e se o peso é o adequado para o seu rosto. Aproveite a prova para fazer todas as perguntas sobre ajustes para o consultor que irá te atender.

4 – Objetivo

Existem vários motivos que nos levam à necessidade do uso de óculos, por isso no momento da escolha é importante ter em mente qual é o objetivo do uso. Óculos de descanso, por exemplo, são usados com menor frequência e podem ser alternados com o uso de óculos solares sem grau. Também deve ser levada em conta a sua rotina, no caso de quem trabalha com o uso de aparelhos eletrônicos durante o dia, opções como as lentes BlueCut podem ser levadas em consideração para maior conforto e prevenção de danos à visão pela exposição à luz azul.

Encontre os melhores óculos para você! O Instituto dos Óculos conta com uma grande variedade de armações e lentes para proporcionar maior conforto e preservar a saúde dos seus olhos.

Saiba mais sobre como o Instituto pode te ajudar aqui!

×