NOTÍCIAS E AÇÕES SOCIAIS

5 motivos para você não comprar óculos de sol falsificados

Muitas pessoas se importam apenas com o aspecto estético dos óculos de sol, sem levar em consideração a sua procedência e segurança. A venda de óculos de sol falsificados é bastante comum, seja no centro das cidades, praias, ou até mesmo no trânsito. Todo brasileiro já se deparou com um vendedor ambulante vendendo óculos de sol.

E as vendas geralmente são ótimas para esses vendedores, porque além dos preços bastante atrativos, os modelos são praticamente idênticos aos originais, exceto por uma coisa: a qualidade.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica, cerca de 30% dos óculos produzidos durante o ano no país são falsificados ou piratas, ou seja, a maior parte destes óculos não possui as proteções necessárias para proteger nossos olhos dos raios UV.

Quando você escolhe por estes objetos alternativos, abre mão da sua segurança. Por isso vamos abordar neste artigo os riscos do uso de óculos falsos e o 5 motivos para você não usá-los.

#1 óculos falsos geralmente não possuem proteção alguma

Os óculos de sol falsificados não possuem capacidade de barrar raios ultravioletas (UV). Logo, eles perdem sua função mais importante para os usuários. Dessa forma, se torna um item apenas estético, para melhorar o visual.

#2 os óculos sem proteção contra os raios UV fazem mais mal do que não usar óculos algum

Quando se usa óculos escuro, a pupila acaba se dilatando para absorver mais luz, o que abre caminho para mais radiação. Devido a isso, torna-se necessário que os óculos escuros possuam proteção contra os raios UV, pois caso contrário eles não protegerão nossos olhos da luz forte, sendo que essa deveria ser uma de suas funções principais.

Quando uma pessoa faz uso de óculos de sol falso, a sua pupila acaba respondendo à escuridão de forma igual a outros óculos, no entanto ainda existe uma desvantagem a ser considerada: a proteção UV não existe, ou seja, é pior do que estar sem óculos no sol. Assim, os raios do sol acabam penetrando os olhos com muito mais facilidade, o que prejudica e danifica a retina.

#3 o uso contínuo de óculos falsificados aumenta o risco de diversas doenças

Ainda que você não possua predisposição a nenhum problema ocular, somente o fato de não usar óculos de sol adequados pode aumentar os riscos de desenvolver doenças.

Quando os óculos sem proteção são usados com muita frequência, sua saúde entra em risco, já que ele tem potencial para gerar doenças sérias como:

  • Alterações crônicas – como o crescimento de tecido sobre a córnea;
  • Queimadura de retina;
  • Tumores no olho e na pálpebra;
  • Formação de catarata precoce;
  • Aumento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Catarata, degeneração macular e melanoma ocular são alguns dos problemas mais comuns causados pelo uso de óculos de sol piratas.

#4 pode causar dores e desconfortos

Além disso, sar óculos de sol falsificado pode acabar causando dores de cabeça muitíssimo fortes, bem como cansaço e desconforto na visão.

#5 você incentiva a pirataria

Por incentivar a pirataria e não ser submetida aos impostos devidos, a produção de óculos falsificados causa instabilidade econômica, como afirma o Presidente do Sindióptica, Leandro Luiz Fleury Rosa, para o Jornal O Popular. Ou seja, uma hora outra, vai pesar no seu bolso.

Mas como identificar óculos de sol falsificados?

É possível identificar se o produto é original ou não com uma breve observação. Por isso, vamos assinalar o que precisa ser notado antes da sua compra.

Lentes

Preste atenção na cor das lentes, porque elas não devem ser muito escuras. Como por exemplo, impedindo que você reconheça as cores das luzes do semáforo. Já que, isso pode causar acidentes além de prejudicar sua visão.

Outra questão é se ela possui algum efeito capaz de distorcer a imagem. Pois, significa que houve algum defeito na fabricação dos óculos de sol falsificados.

Armação

Verifique alguns itens importantes ao longo de sua extensão, como:

  • Não está torta;
  • Tem borrachas em sua extremidade;
  • Logo não está borrado ou sai com facilidade;
  • Apresenta rebarbas;
  • Acabamento correto;
  • Não possui bolhas.
  • Porque, sem esses itens, ela irá te machucar e deve ser um produto não original.

Estojo

Note se o estojo no qual vêm o objeto é de boa qualidade. Ele deve possuir o logo da marca ou da loja no qual foi adquirido.

Evitar comprar óculos de sol falsificados significa zelar pela sua visão. Pois, previne que seus olhos sofram lesões desde as mais leves até as muito graves. Então, seja prudente e escolha o produto que irá garantir a sua proteção e saúde ocular.

Entre agora em contato conosco ou visite uma de nossas sedes do Instituto dos Óculos e veja nossas opções de óculos de sol.

Categorias

×