Conhecer o perfil de consumo da classe C é extremamente necessário para que empresários e franqueados do ramo varejista compreendam os comportamentos dessa camada social importante para o mercado de bens e serviços.

É fato que os consumidores dessas classes têm se tornado cada vez mais exigentes. Principalmente no que tange ao atendimento, seja presencial ou online — porque esse perfil também é o que compra pela internet — e também com relação às marcas que deseja e adquire.

Neste artigo, listamos 4 dicas para que a sua franquia Instituto dos Óculos conquiste esse público que é o principal alvo da marca.

Características do perfil de consumo da classe C

O consumidor da classe C é visto como aquele que procura “mais por menos”. Apesar de possuir algum poder aquisitivo, é exigente quanto à qualidade dos produtos e com à prestação de serviços e atendimento. Mas não quer pagar mais por isso. Quem definiu esse perfil de consumo foi uma pesquisa apresentada no 15º Fórum de Varejo da América Latina, em 2012, chamada “Classes em movimento: o consumidor mais por menos redefine o varejo”. Mas como conversar e fidelizar esse público?

1) Alinhe as estratégias de marketing
O planejamento estratégico da sua franquia deve se concentrar nas ações de marketing, comunicação e valorização da marca, e também em ações no ponto de venda. Esse, aliás, é o local certo para chamar a atenção do cliente. Pois o perfil de consumo da classe C demonstra que, mesmo crescendo significativamente no mundo digital e das compras online, ainda prefere pesquisar nas lojas físicas.


Disponível em: https://www.instagram.com/p/BucQhkwB75p/

2) Mostre o custo-benefício do produto
Vale lembrar também que produtos populares têm uma procura mais elevada, seguindo a regra do “bom, bonito e barato”. Como o uso de óculos é um item de necessidade básica, é bastante improvável que fique parado no estoque, principalmente com o preço que o Instituto dos Óculos oferece. Por isso, no momento da venda é importante mostrar o custo-benefício para o consumidor.


Disponível em: https://www.instagram.com/p/BxsciqQHGbR/

3) Marque presença nas redes sociais
O aumento do poder de compra da população brasileira, somada à redução do custo de computadores, smartphones e Internet, implica em consumidores mais conectados e capazes de buscar o serviço ou o produto de que precisam onde quer que eles estejam.
Por isso é muito importante investir na presença digital do seu negócio, que pode ser feito por meio de perfis em redes sociais como o Facebook e Instagram. O Instituto dos Óculos já possui conta nessas duas redes sociais, que são utilizadas como uma das principais formas de comunicação do público com a marca.


Página do Instituto dos Óculos no Instagram. Disponível em:  https://www.instagram.com/institutodosoculos/

Nosso objetivo como instituição é dar apoio à população que mais necessita, porém é gratificante poder atingir o máximo de pessoas possível com o nosso propósito. Se você, como potencial franqueado, se identifica com nossos valores e gostaria de promover essa mensagem, cadastre-se agora mesmo!

Conheça o Instituto dos Óculos

Com mais de 25 anos de experiência no mercado varejista, o Instituto dos Óculos compreende que é essencial contar com o suporte necessário para garantir a prosperidade do negócio. E esse é um dos grandes diferenciais da rede: sabemos que administrar uma franquia torna-se muito mais fácil com o planejamento certo e a estrutura necessária para atender os clientes e propagar a saúde visual para quem mais precisa.

Entre em contato agora mesmo!